Atendimento humanizado: como reconhecer?

Atendimento humanizado: como reconhecer?

Atendimento humanizado: como reconhecer?

Os princípios de ética e respeito devem sempre prevalecer nas relações humanas, no entanto isso, infelizmente, vem cada vez mais se deteriorando, inclusive na medicina. Momentos de fragilidade com a nossa saúde nos deixam fisicamente e mentalmente vulneráveis. E são nesses momentos que necessitamos ainda mais de um cuidado especial, humano e ético. O sucesso de qualquer tratamento depende não somente da competência técnica da equipe médica, mas também do estado emocional e adesão ao tratamento por parte do paciente. O apoio da família e amigos é fundamental, assim como de toda a equipe envolvida com o tratamento e isso pode fazer toda a diferença nos resultados e na recuperação do tratamento.

Mas o que é o atendimento humanizado? Em outras palavras, o atendimento humanizado é aquele que considera a “unidade de cuidado”, ou seja, a união entre a qualidade do tratamento técnico e a qualidade do relacionamento que se desenvolve entre paciente, familiares e equipe.

O atendimento humanizado acontece quando:

  • O tratamento é baseado na ética profissional.
  • tratamento é individualizado, ou seja, considera a pessoa como um todo e não a classifica de maneira generalista em função do seu diagnóstico ou quadro geral.
  • O cuidado é realizado com empatia, atenção e acolhimento integral ao paciente e sua família/ acompanhante.
  • Existe uma escuta atenta e diferenciada, com a presença de um olhar sensível para as questões humanas.
  • Há respeito à intimidade e às diferenças.
  • A comunicação é eficiente e permite a troca de informações levando em consideração o estado emocional do paciente e da família.
  • O atendimento transmite confiança, segurança e apoio.
  • A estrutura física atende às necessidades de cuidado e tratamento.

(Fonte: www.abrale.org.br)

O atendimento humanizado é uma das características marcantes da Dra. Mileide, que tem como foco o bem-estar e o conforto da paciente. Mais do que o conhecimento técnico, as pacientes atendidas pela médica podem contar com todo o acolhimento, escuta, assistência e orientações sobre seu caso, assim como com seus familiares. Ela acredita que essa interação harmoniosa é a chave para o sucesso do tratamento, seja na hora do parto, na sua consulta de rotina, no momento da sua cirurgia ou no tratamento de um câncer. O foco é você!

Deixe uma resposta